O Coaching Corporativo é um dos processos mais visados por corporações com mindset focado na liderança e como estratégia para superar crises e vencer a concorrência.
Apostar na formação de líderes já não é uma novidade para algumas empresas brasileiras. E o que mais impressiona é que ainda existem muitas que estão batendo cabeça, tentando driblar as crises políticas e financeiras se utilizando de velhas e falíveis estratégias.
Enquanto isso, em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a formação de líderes nas empresas é prioridade máxima para a competitividade.
Infelizmente, o que mais se vê, entre as pequenas e médias empresas, é a ansiedade de fazer tudo de forma rápida, barata e para ontem, deixando a visão sobre o planejamento e ações mais organizadas sempre em segundo plano.
Então, qual seriam as opções?
Promover palestras motivacionais, treinamentos e cursos técnicos de produtividade, atendimento e vendas também deixam muitos gestores e coordenadores de RHs com dúvidas sobre o que é o melhor e qual o custo-benefício mais interessante.
Certamente tudo isso é importante, mas não vale de nada se não houver liderança efetiva para dar continuidade e promover boas políticas, práticas de integração e comprometimento no trabalho entre as equipes.
O Coaching Corporativo é uma estratégia poderosa para superar crises, pois, além de ser uma ferramenta que desperta habilidades para lideranças, também torna gestores e equipes potencialmente mais capazes de lidar com situações extremas nas relações internas das corporações.
É uma verdadeira mudança de comportamentos e culturas, capacitando líderes e equipes com visão sistêmica, integrada e mais produtiva.
O Coaching tem se demonstrado como uma ferramenta indispensável para aumentar a performance dos profissionais em todos os níveis de uma corporação.
Várias empresas que utilizam o Coaching para identificar oportunidades, aprimorar conhecimentos e potencializar habilidades de seus executivos, já descobriram que é possível fazer “mais com menos”, extraindo o que há de melhor em cada profissional em sua força de trabalho, capaz de criar uma cultura de liderança focada na integração com criatividade e mindset de aprender a aprender.
Sem dúvida nenhuma o mercado está latente para o mundo do Coaching Corporativo, onde as empresas estão acendendo seus olhares para investimentos em programas de alto impacto na formação de líderes.
Nesse cenário mais latente, os líderes (executivos, gerentes, gestores) que exercem influência são os principais beneficiados, passando pelo processo de Coaching e tendo a oportunidade de também compreenderem a importância de se ter uma visão de Coach e o quanto propicia o chamado “efeito cascata” de forma positiva e com ações eficazes nas corporações.
Para eliminar qualquer dúvida que se possa ter sobre a eficácia do Coaching nas empresas, vale a pena direcionar um olhar para o que acontece no mundo, pois os números a seguir deixam claro às tendências irreversíveis na forma de pensar e agir sobre o tema liderança.
O processo de Coaching abrange muito mais competências do que muitas vezes se imagina.
Dentro das empresas, o programa pode contemplar o foco na identificação e aprimoramento das habilidades pessoais, que podem elevar a vida familiar e social de um executivo, promovendo motivação e disposição para alavancar o desempenho profissional.
Pensar no Coaching como educação corporativa, a empresa transcende da teoria e visão discursiva para a prática efetiva de valorização do capital humano. Investe na produção de oportunidades para evoluir profissionais com mentalidade preparada para lidar com conflitos e desafios do dia a dia.
Segundo um artigo publicado em 2013, no site da Standford Business, quase dois terços dos CEOs não recebem treinamentos e nem aconselhamentos de liderança de consultores externos, mas quase todos gostariam de ter. Além disso, a maioria se sente solitário no topo.
Isso tudo demonstra que muitos administradores precisam abrir os olhos e perceber que é preciso evoluir na direção de estratégias que funcionam e que são desejadas por seus executivos de alto escalão.
Mas o processo de Coaching não deve se limitar a cargos de alto escalão, uma vez que a liderança em si, seja formal ou emergente, é essencial como forma inteligente de se conduzir uma linha de pensamento e atitudes em uma corporação moderna e eficaz.
Os dados e tendências evidenciam o potencial do mercado para uma profissão em ascensão e o crescimento exponencial para quem quer investir na carreira profissional como Coach Corporativo.
Esse é um profissional que deverá estar sempre bem preparado e atualizado com técnicas e ferramentas essenciais para o aprimoramento individual e de equipes.
Ainda que haja muitas definições que pouco explicam as diferenças entre Coaching de Carreira, Coaching Corporativo, Coaching Executivo, Coaching de Negócios, Coaching de Equipes, o mais importante é abrir os olhos e ver claramente que quem ainda não se interessou pelo processo de Coaching nas empresas, o fará de qualquer jeito.
Porque é impossível não enxergar um mercado gritando por algo que oferece soluções tão comprovadas e tão latentes.
O Coaching Corporativo como estratégia para superar crises vai além de uma opção, pois passa a ser uma necessidade.