Se você quer ser Coach e tem interesse de saber os erros que muitos cometem nessa profissão, ou se já atua como Coach e as coisas não estão como você imaginava que seriam, depois da sua formação, então leia este texto com muita atenção.

Neste texto, vou explicar porque muitas pessoas que escolhem a profissão de Coach como carreira se desesperam ao se darem conta que as coisas não são como achavam que seriam.

Como em qualquer profissão, ser Coach requer foco, concentração e determinação. Isso também significa que organização e disciplina não podem ficar de fora dessas habilidades.

O problema é que muitas pessoas embarcam num conto de fadas imaginário de que o Coaching é uma profissão na qual qualquer pessoa aprende rápido e fácil, e que já sai de uma formação como um profissional pronto para ganhar muito dinheiro.

O que a maioria não se dá conta é que, em qualquer lugar do mundo, ganhar dinheiro é uma arte, caso contrário muito mais pessoas estariam abonadas por aí.

Não que qualquer pessoa não possa aprender a ganhar dinheiro. Claro que pode, mas requer trabalho e dedicação, e nem todos estão dispostos a isso.

Falando sobre a escolha de se tornar um profissional Coach como a fórmula para se ter sucesso imediato e altos ganhos financeiros, na minha opinião, são cinco razões específicas que fazem a maioria dos não bem-sucedidos se desencantarem e até desistirem dessa profissão.

#Razão 1 – Foco no dinheiro

Você conhece alguma banda musical em que os músicos se juntaram com o principal objetivo de ganhar dinheiro? Imagine alguém chegando nos amigos e dizendo: “Aí pessoal…vamos montar uma banda, fazer sucesso e ficar cheio da grana”.

dinheiro-profissao-coach-roner-anderson

Se você perguntar para qualquer músico que faz ou já fez sucesso com uma banda, ele lhe dirá que se uniram porque todos amavam música e tinham o sonho de mostrar seus trabalhos para as pessoas.

Outros dirão que apenas amavam cantar, tocar, e que as outras pessoas se tornaram fãs porque também gostaram de suas músicas. Apenas isso.

O mesmo raciocínio você encontrará na história de um pintor, escritor, poeta, médico, arquiteto e por aí vai.

Ganhar dinheiro é resultado de competência. Alguns irão dizer que é preciso ter sorte. Tudo bem. Até pode. Mas só a sorte não manterá a pessoa ganhando dinheiro. Repito: ter competência é fundamental.

Se a pessoa desenvolver competência e se tornar um diferencial em sua área, ela desfrutará de resultados financeiros até muito significativos como consequência, desde que ela se torne realmente muito boa no que faz. O reconhecimento virá.

#Razão 2 – Tábua de salvação

Algumas pessoas já tentaram várias profissões e não deram certo em nenhuma. Escutam alguém dizer ou leem que ser Coach é uma profissão promissora para ganhar muito bem. Acreditam cegamente nessa ideia e se atiram numa formação para garantir uma “carreira de sucesso”.

tabua-salvacao-profissao-coach-roner-anderson

Para qualquer escolha de uma carreira é preciso haver uma identificação de propósito e valores com a atividade que se irá desempenhar.

Sem desmerecer qualquer outra opinião, preciso dizer que o mínimo para alguém decidir ser Coach é querer mergulhar num profundo autoconhecimento, para avaliar seus valores, mindset, crenças e saber aonde realmente está se metendo, pois irá essencialmente trabalhar com pessoas.

Mas não é só isso. Estou dizendo que irá trabalhar com pessoas que têm esperanças de mudanças e que o Coach será o profissional em quem essas pessoas poderão confiar para ajudá-las nas transformações que necessitam alcançar.

Agora, imagine se será honesto alguém confiar num profissional Coach inseguro, com pouco autoconhecimento e, consequentemente, sem autocontrole, que se tornou Coach porque foi o que apareceu para fazer. Pelo menos até surgir alguma outra coisa que julgue ser melhor para fazer.

#Razão 3 – Não gostar de pessoas

Gostar de pessoas é uma das principais razões para desmistificar a #Razão 2 acima. A escolha pela profissão como Coach é de profundo respeito e amor ao próximo. Sei que parece clichê, mas é fato.

nao-gostar-pessoas-profissao-coach-roner-anderson

Vamos começar pelo princípio básico que deveria motivar alguém a eleger uma formação em Coaching para evoluir em sua vida e na carreira: gostar de si mesmo. Isso também significa fazer escolhas conscientes e se respeitar, fazendo algo que queira de verdade.

Uma pessoa capaz de se empenhar em realizar mudanças em sua vida, com conduta de autoliderança, será um exemplo vivo em sua própria história.

Um profissional Coach bem preparado passará confiança e segurança para seus Coachees.

Uma pessoa que faz formação em Coaching e que se guia pelo caminho de sua transformação pessoal, terá muito maior habilidade de ajudar outras pessoas a alcançarem resultados concretos.

Um profissional Coach que obtém resultados em sua vida jamais estará inseguro para usar seu conhecimento, porque sabe que funciona, pois funcionou para ele e de verdade.

E quem realmente gosta de pessoas, estará sedento para ajudar outras pessoas a alcançarem transformações como as que vivenciou.

#Razão 4 – Falta de mindset empreendedor

Uma boa parte de Coaches que fracassam é porque não têm o mindset empreendedor.

mindset-empreendedor-profissao-coach-roner-anderson

Não veem sua carreira como oportunidade de trabalharem sua marca pessoal. Saem de uma formação e não se organizam para se venderem no mercado.

Para ter sucesso como profissional Coach, pensar como empreendedor é saber se organizar, ser notado e ganhar credibilidade no seu mercado em potencial.

Muitos acreditam que basta “dominar ferramentas” e saber criar empatia, mas essa não é a única realidade. Entender o método que aprendeu, saber usar as ferramentas, ser persuasivo e usar do poder de empatia são fundamentais, porém não bastam.

É preciso ter determinação, disciplina e entender que sua carreira precisará estar organizada. O primeiro passo é pensar em como irá se apresentar para o mercado. Como irá se vender como um profissional de Coach, já que essa é a carreira escolhida.

Precisará ter um site ou blog, um cartão de apresentação, cuidado com seu marketing pessoal, o que postará em suas redes sociais, um cartão de visitas, modelo de proposta comercial (para orçamento), modelo de contrato, meio ou sistema de gestão financeira, ferramentas de comunicação e propaganda, onde e como irá atender, etc.

Sem o mindset empreendedor é muito difícil avançar na carreira como Coach e muito mais difícil ainda será se manter nesse mercado.

#Razão 5 – Não ter um nicho definido

Esta é a parte mais complicada de ser decidida pela maioria dos Coaches que ainda não definiram seu nicho ideal.

nicho-roner-coaching-corporativo-capa-lead

Uma grande parte de Coaches que conheço saem atirando para todos os lados. Se vendem como Coaches e esquecem que Coaches existem aos quilos. “Mas Coach de quê?” Essa é a principal pergunta que não quer calar.

A profissão como Coach ainda é muito jovem em todo o mundo. Existem muitas áreas que podem precisar de um Coach competente. E ninguém quer contratar um profissional que atenda em qualquer área. Pois seria “um faz de tudo”.

As pessoas querem contratar um especialista. Um especialista não é “um faz de tudo”, porque, quem faz de tudo, certamente não tem tempo para se dedicar a fazer muito bem uma coisa só.

Sei que é muito difícil decidir por um nicho, ao menos para a maioria, e se sentir seguro com a escolha.

Sempre vem o pensamento assombrado de “Será que essa é a escolha certa? Mas se eu escolher esse nicho e ninguém quiser me contratar? ”. O medo de errar o nicho e ficar a ver navios assusta mesmo.

De qualquer forma, existem muitas áreas nas quais os Coaches podem atuar e fazer uma carreira brilhante, mas tem que se dedicar a um nicho específico para ser percebido como um especialista naquilo que faz.

Por isso, ter um nicho definido é uma das estratégias que norteará o sucesso profissional como Coach.

A certeza de um fracasso é ficar trocando de nicho o tempo todo, pois irá dar uma impressão de que é “um faz de tudo” e que não faz nada bem.

Não terá credibilidade e, portanto, a conquista de autoridade ficará muito cara ou até impossível de ser alcançada.

No Brasil, existem muitas escolas excelentes de Coaching para diversas áreas. Independentemente do método e ferramentas que cada escola ensina, o que fará realmente a diferença para se alcançar sucesso como um profissional Coach é levar essa escolha a sério, e compreender que a primeira transformação deve acontecer em si mesmo, para ter certeza que poderá ajudar outros a alcançarem suas transformações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top