Propósito e o Despertar da Consciência

“Eu não sei qual é meu propósito de vida”.

Você já leu ou ouviu essa expressão antes? Pois é, muita gente acha que somente os jovens entram em crise ao não conseguir definir claramente qual é o seu propósito de vida.

Mas, acredite, tem muitos veteranos que entram em parafusos quando se dão conta que ainda não conseguiram decifrar seus propósitos de vida.

Alguns formadores de bons conselhos dirão que o importante é viver o hoje, e que o amanhã já será um outro dia.

Outros conselheiros vorazes dirão para esquecer os erros do passado e se concentrar no seu maior sonho, para focar no futuro brilhante e feliz.

Ainda têm os conselheiros gurus, que se esforçarão ao máximo para mostrar que eles conseguiram, então você também poderá conseguir, desde que faça exatamente o que eles dizem.

Se você fracassar é porque não seguiu exatamente o que disseram, mas, se você brilhar, seu guru passará a ser praticamente o seu deus na terra.

Na maioria das vezes, quando abordo o assunto propósito de vida com meus coachees e alunos, os olhares ficam estalados e os movimentos corporais chegam a movimentar o ar da sala.

Há pesquisas que revelam que falar em público é algo muito assustador para muitas pessoas.

Mas, quando o propósito de vida é abordado, falar em público parece se tornar menos problemático do que ter que pensar sobre qual é o propósito de vida. E por que faço essa analogia comparativa?

Falar em público é uma questão de escolha e ter um propósito de vida remete à uma responsabilidade com a própria existência. “Se tenho propósito de vida, então existo. Se não tenho, então…”.

Não tenho aqui a intenção de questionar a seriedade e competência dos conselheiros ou gurus, pois muitos só querem realmente ajudar. A reflexão que quero provocar é: “Por que preciso ter um propósito de vida para que minha vida faça sentido?”.

Tudo na vida faz sentido. Só é preciso despertar a consciência para viver cada momento. Seja o presente, o sonho do que deseja conquistar, as lembranças boas e os aprendizados com as dores do passado.

Eu não posso querer que todos vejam o mundo como eu, ou que concordem com o que penso sobre o que é um verdadeiro propósito de vida. O que sei é que ter um propósito gera motivação e desejo de realização.

A minha dica é que cada pessoa valorize cada aprendizado em cada momento. Viver plenamente o momento presente é sempre um ótimo propósito.

Ter um grande sonho e nunca desistir dele, a menos que surja um sonho ainda melhor, é um ótimo propósito de vida.

Olhar para dentro de si e desenvolver constantemente o autoconhecimento é um propósito indispensável. Ajudar o próximo, cuidar da saúde, alimentar-se bem, fazer boas ações, lutar pelo que acredita, respeitar a natureza, agir com ética. Tudo isso se resume em ótimos propósitos de vida.

Ter consciência sobre seus próprios valores é um bom caminho para identificar e compreender sobre propósito, sem se perder na matrix.

Há algum tempo, desenvolvi a Ferramenta 7 Níveis de Consciência, para mapear e revelar os níveis de satisfação quanto aos valores específicos de cada um desses 7 níveis, considerando o estado atual e os aspectos necessários de melhorias.

Essa ferramenta proporciona um profundo estado de percepção e reflexão, que ajudam na clareza de consciência sobre 56 áreas da vida, distribuídas em 8 áreas de cada nível.

É como olhar para um espelho e se ver por inteiro, e perceber detalhes que sempre estiveram ali, mas não eram notados.

Com essa clareza de consciência, proporcionada pela profunda autoavaliação com a ferramenta, meus clientes passam a ter uma nova perspectiva sobre o que são e quais são os seus mais valiosos propósitos.

 

3 comentários em “Propósito e o Despertar da Consciência”

  1. Boa noite, eu gostei muito da sua explicação, abriu muito a minha mente.
    Eu acredito que para termos um entendimento exato sobre qual é o nosso real propósito de vida segue uma sequencia lógica, e não algo misterioso.
    Eu pretendo escrever um livro sobre o propósito de vida que não vai deixar duvida alguma sobre qual é o nosso verdadeiro propósito de vida.
    Segundo Mike Murdock um pregador evangélico dos Estado Unidos, o seu propósito de vida esta ligado com aquilo que mais te incomoda no mundo.
    Por exemplo uma pessoa que não suporta ver animais sendo maltratado pode se tornar fundadora de um instituto de proteção aos animais.
    Uma pessoa que não suporta ver injustiças sociais pode se tornar um advogado.
    E óbvio que todos os seres humanos quando nascem tem definido dentro dele como se fosse um programa firmware o seu propósito de vida,
    qualquer criança quando muito pequena em vários momentos expressa o seu propósito de vida, mas o que acontece e que quando vai crescendo
    ela vai recebendo tantas informações negativas, e vai criando muitas crenças emocionais negativas e assim o seu propósito fica sufocado por suas
    crenças que permanece nela agora na vida adulta.

    1. Roner Anderson

      Grato pelo feedback! Ficamos felizes em poder ajudar.

  2. LUCIANA SANTOS DIAS

    Bom dia!
    Sobre o texto “Eu não sei qual é meu propósito de vida”, MUITÍSSIMO precioso para mim ter tido o contato com o mesmo!
    Uma linguagem simples, acessível mas BASTANTE fértil em reflexões!
    Me trouxe mais CLAREZA no tocante ao exercício da minha caminhada nessa busca!
    Me tocou!
    Me nutril internamente!

    OBRIGADA!
    NAMASTÊ!
    ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top