O que quero dizer com DNA do Marketing?

Já ouvi muitas pessoas dizendo que querem mudar de vida, ser mais felizes e poder fazer aquilo que gostam. E, quando pergunto o que gostam, elas não têm certeza.

Começam com uma série de dúvidas. Ficam no “talvez isso… talvez aquilo… não tenho certeza do que seria o melhor para mim.” Mas, acredite, se seu objetivo é ser feliz, então você também não tem certeza do que quer.

E, para ter certeza, torna-se vital que você saiba desvendar o DNA do marketing pessoal do Coach, para construir e fortalecer a marca pessoal (Personal Branding).

Definir Objetivos

Definir objetivos é o princípio de tudo. Mas não basta pensar que se tem um objetivo, pois, se ele não for específico, então você não tem nada. Por exemplo, ao dizer que o objetivo é ser feliz, trata-se de uma intenção nobre e até linda, mas muito genérica.

O que é ser feliz para você? Um objetivo só terá sentido se for específico e puder se configurar nos valores embutidos em seus resultados. No marketing pessoal a regra é a mesma.

Qual a sua identidade profissional? Como você quer ser reconhecido? Que resultados você quer alcançar com isso? Para responder essas perguntas é preciso pensar conscientemente em qual o objetivo desejado, de forma específica, clara e focada.

“Quero ser um Coach reconhecido como um profissional que ajuda as pessoas”.

Muito bem! Esse exemplo de objetivo não te ajudará a construir uma imagem de sucesso, com reconhecimento e os valores que você está buscando. A ideia de ser reconhecido como um profissional deve estar lincada a um status de competência e, neste caso, a competência é ser um Coach Profissional. Mas profissional em quê? Qual é a especialidade?

Ao afirmar que quer ajudar as pessoas também não diz nada de especial, porque ajudar as pessoas é uma responsabilidade de qualquer ser humano, independentemente do que faz na vida. Então, dizer que quer ajudar as pessoas, sem dizer no quê, passa a ser um objetivo nada objetivo.

Claro que o que quero dizer é por um motivo muito mais amplo. Quando você decide pensar em como se projetar no mercado, na profissão que você escolher, sua vida passa a ter um propósito e isso exige pensamento e comportamento alinhados com a sua identidade profissional.

E é aí que entra a necessidade de uma definição específica dos seus objetivos. O seu marketing pessoal como Coach, por exemplo, precisa ser pensado a partir de sua identidade como profissional e seguindo uma estratégia que reforçará sua posição e como você conquistará seu reconhecimento.

– “Quero ser Coach de Carreira, reconhecido por ajudar pessoas a se tornarem profissionais desejados no mercado”.

Partindo da premissa que muitas pessoas procuram Coaches de Carreira para que as ajudem a se destacarem no mercado e poder conquistar mais espaço em seus empregos ou até ter empregos melhores, um Coach capaz de ajudar as pessoas a se tornarem desejadas no mercado é um Coach que demonstra segurança no que faz e, é claro, que diz exatamente o que faz.

As diferenças, nas duas frases que exemplifico acima, demonstram o quanto é importante que o objetivo da identidade como profissional seja o primeiro a ser considerado.

Se você ainda não definiu o nicho de mercado que quer atuar, qual a sua missão e os valores que o motivam a essas escolhas, então ainda não tem um objetivo claro para construir sua marca pessoal. Você precisa saber o que quer para decidir o que fazer para alcançar o que deseja.

Numerar Metas

O próximo passo são as metas. Algumas pessoas pensam em realizar seus objetivos e até têm desejos de sobra envolvidos em suas motivações, só que não numeram as metas com os prazos para agir.

Se você não definir prazos para iniciar e uma estimativa para concluir, pode ter certeza que há uma grande chance de nunca chegar onde quer. Sem prazo não há meta.

Se você quer realmente que sua marca pessoal alcance resultados positivos, então comece definindo seus objetivos e, quando começar a trabalhar sua identidade profissional, tenha em mente o prazo estimado para chegar onde você deseja e com o reconhecimento que você almeja alcançar.

Ações Focadas

Quando os objetivos e metas estão claros e específicos, definir ações será uma tarefa bem mais simples. Para trabalhar a marca pessoal, você poderá estabelecer ações com prazos estimados para cada etapa de cada ação, considerando “o que, como, quem e quando”.

Você pode pensar toda a estratégia de forma global, mas se concentre em cada ação e sempre avaliando seus resultados, enquanto estiver envolvido com sua execução.

Depois, veja os resultados e aproveite essa experiência para acertar ainda mais nas próximas ações, sempre considerando as de curto, médio e longo prazo.

A construção do marketing pessoal do Coach também requer os 3Ds do sucesso: Desejo, Determinação e Disciplina. Escolha fazer o que você gosta e que te fará feliz. Acredite nas suas habilidades e faça o melhor para ficar sempre ainda melhor, com persistência e confiança.

Lembre-se que se outros já conseguiram, então você também pode conseguir. Crie o seu método e defina estratégias que possam ser realizadas com os recursos que você dispõe ou que possa viabilizar, para que suas ações sejam mensuráveis e realizáveis.

Construa a sua marca com clareza na Definição dos Objetivos de forma específica, Numere suas Metas e estabeleça prazos estimados de início e fim, com Ações Focadas, considerando seus resultados em cada etapa de execução.

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